Margarida Coimbra campeã Nacional Feminina 2011



Margarida Coimbra ao empatar com  Bianca Jeremias garantia a vitoria na prova isolada com cinco vitorias e ganhando as suas principais adversarias e só cedendo um empate no fim. No segunda mesa num jogo para o segundo lugar Catarina Leite venceu  Ariana Pintor  e garantiu esse lugar. Ariana Pintor beneficiando dum melhor desempate completou o pódio.

A jogadora algarvia Sandra Correia consegui realizar um bloco para o ranking internacional de elo de 1891 pontos e terminando a prova em igualdade pontual e de desempate com Ana Ferreira partilhando o 4º lugar.

Na cerimônia de entrega de prémios foram atribuídos um troféu especial feito de xisto e único no país e existindo apenas na área do vale do Côa.  O Vereador do desporto da Câmara Municipal do Vila Nova de Foz Côa destacou o êxito da prova e mostrou disponibilidade de realização de novas provas no futuro nesta concelho.


Na terça feira a noite realizou-se um convívio de xadrez com jogadores locais e participantes do campeonato no bar das piscinas municipais. O evento contou com entusiastas da modalidade de Foz Côa entre eles também jovens que apreendem xadrez na escola local.

Terminou assim da melhor forma uma prova que contou com algumas melhorias nesta edição.




Margarida Coimbra continua na frente

A jogadora do Palma e Arredores venceu num jogo difícil a Inês Oliveira. E esta bem lançada para vencer o seu segundo titulo nacional basta ganhar ou empatar perante Bianca Jeremias. Na mesa dois Catarina Leite defronta Ariana Pintor, a primeira só vitoria interessa para poder ainda sonhar com match de desempate e esperar que Margarida Coimbra tenha um deslize na ultima sessão.

Nota ainda para a realização de controlo anti-doping.

Margarida Coimbra vence Catarina Leite e lídera



As atenções na quarta ronda estavam viradas para a primeira mesa onde se defrontavam as duas jogadoras invictas do torneio e respectivamente número um e dois do ranking elo no torneio. As expectativas eram grandes. Numa boa preparação “de casa” Margarida sai da abertura bem e sem gasto de tempo no relógio. A posição também era vantajosa sobretudo na ala da dama onde Catarina leite tinha uma estrutura de peões pior. A partida seguiu para um final de bispo contra Cavalo. Estas pequenas vantagens mostraram ser decisivas para a vitoria na posição. E assim Margarida Coimbra e líder isolada da classificação com 4 pontos em 4 possíveis.


Na segunda mesa Ariana Pintou ganhou a sua partida num luta de avanços de peões em cada ala no entanto a vitoria foi conseguida pelo relógio. No tabuleiro três Sandra Correia ganhou a Tânia Saraiva e Ana Ferreira impor-se perante Bianca Jeremias.


Catarina L e Margarida C são as unicas invictas

Na terceira sessão começou com uma vitoria de Catarina Leite sobre Sara Monteiro. No terceiro tabuleiro Tânia Saraiva num final de bispos conseguiu vencer Bianca Jeremias e assim recuperou a má imagem deixada na primeira sessão. Maria Inês Oliveira venceu no quarto tabuleiro e Ana Meireles teve muitas dificuldades perante Joana Branco. tendo a última conseguido arrancar um empate e provocando o seu segundo resultado positivo contra jogadoras teoricamente mais fortes.

Mas atenções estavam viradas para a partida da segunda mesa em que se defrontavam a número 2 e 3 do ranking do torneio. O jogo pautando-se por um equilíbrio entrando a partida num final de cavalos. Jogado em apuros de tempo o resultado parecia incerto.  Revelou-se que os peões na ala da dama de Margarida foram mais fortes que o peão isolado de Ariana.

Assim amanha haverá uma  espécie de final. Com Margarida Coimbra e Catarina Leite a defrontarem-se. Ambas as jogadoras lideram com 3 pontos o torneio.

actualização: Fotos da ronda 2 e 3 disponíveis

 ver galeria de fotos

Emoção na segunda ronda
















Nas primeiras mesas o nível de xadrez subiu com alguns encontros disputados em apuros de tempo. Na mesa um Catarina Leite teve dificuldades   de levar vencida contra Maria Inês Oliveira, após uma combinação de Maria Inês. Impondo se a cabeça de serie do torneio nos apuros de tempo. Na mesa 4 outro jogo disputado entre Ana Meireles e Bianka Jeremias com a última a levar melhor. O derradeiro jogo a terminar era entre a actual campeã nacional e Ariana Pintor com um jogo em que a iniciativa pertenceu a detentora do titulo, no entanto na entrada para os finais Ariana equilibrou e melhorou a posição que lhe permitiu ganhar o jogo num final de torres. Margarida Coimbra e Sara Monteiro tiveram vitorias esperadas e seguem com 2 pontos para terceira sessão assim como Catarina Leite, Bianka Jeremias e Ariana Pintor. A terceira sessão promete jogos acessos pela luta do titulo nacional



Só uma surpresa na ronda inicial





Tânia Saraiva - Joana Branco

As principais favoritas pelo ranking de elo conseguiram confirmar o favoritismo na primeira sessão do campeonato. A exepção deu se na mesa 4 com Joana Branco a conseguir vencer a Tânia Saraiva do GX Porto.

Vice Presidente da Câmara abre o Campeonato

Vice Presidente Sr. João Paulo  Sousa faz o lance inaugural da prova



O campeonato nacional feminino arrancou com o lance inicial jogado pelo Vice Presidente Sr. João Paulo Lucas Donas Botto Sousa. e4 foi a jogada realizada no tabuleiro 1 onde ia jogar Catarina Leite. Assim começou de melhor maneira o evento.

Nacional Feminino 2011 em Vila Nova de Foz Côa

cartazA edição de 2011 do Nacional Feminino decorrerá de 2 a 6 de Julho no Centro Cultural de Vila Nova de Foz Côa, no centro da vila, e contará com a participação de vinte e duas jogadores, entre as quais sete jogadores do top 10 nacional, com destaque para a actual campeã Ana Ferreira, Catarina Leite, sete vezes campeã nacional, a regressada Tânia Saraiva (campeã nacional em 1994), e as tituladas Ariana Pintor e Margarida Coimbra, além de várias jovens jogadores que tem revelado uma evolução muito positiva e que terã neste campeonato a oportunidade de mostrar o seu valor.  

 












Webmaster: Paulo Rocha (paulo.rocha@xadrez64.com)
Design: Dominic Cross ; Todos os direitos reservados: FPX 2011
Visitas: contador de visitas